Vender serviços online não é a mesma coisa que vender produtos online. Afinal, os produtos podem ser colocados em uma loja virtual e fazer as transações todas por um meio de pagamento, de forma automatizada.
Mas quando o assunto é serviço, especificamente de um valor agregado mais alto, muitas vezes a abordagem é outra.
Mas o que não muda, é que o SEO pode ser um facilitador e tanto na hora de conseguir chegar às pessoas certas, na hora certa.
Neste artigo, a Foco Local – agência de SEO – te ajuda a entender mais sobre o assunto.
Então, continue lendo!
Resumo do artigo:
- Aprenda como o SEO pode facilitar a venda de serviços online, atingindo as pessoas certas no momento certo.
- Entenda a importância de manter um site institucional atualizado e responsivo para melhorar a visibilidade e a percepção da marca.
- Descubra como produzir conteúdo relevante em um blog pode atrair e nutrir leads, aumentando a autoridade da sua marca.
- Saiba por que criar páginas específicas para cada serviço oferecido é essencial para uma estratégia de SEO eficaz.
- Veja a importância de manter a página do Google Meu Negócio atualizada para melhorar a visibilidade local e atrair mais clientes.
Veja também: link interno em SEO: O que é, e qual a relevância.
Dicas de como vender serviços online com SEO
O SEO certamente pode te ajudar a divulgar e vender serviços online. Mas é preciso “acertar a mão”, já que você deve construir um ambiente propício para o SEO. Caso contrário, os buscadores (como o Google) não vão encontrar o seu site e ele não vai aparecer para as pessoas certas.
Em seguida, veja algumas dicas práticas que vão te ajudar.
Antes de mais nada, o que é SEO?
O SEO, ou Otimização para Motores de Busca, refere-se ao conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para aumentar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.
O objetivo principal do SEO é melhorar a classificação de um site nas páginas de resultados de pesquisa, o que pode resultar em um aumento do tráfego qualificado para o site.
Veja mais: Análise de SEO: O que é?
Tenha um site institucionalmente atualizado
Para vender serviços online eficazmente, é crucial manter um site institucional atualizado.
A atualização regular do site garante que a informação sobre os serviços oferecidos seja precisa e relevante. E também melhora a percepção da marca por parte dos clientes e potenciais clientes.
Além disso, um site atualizado favorece o posicionamento nos motores de busca, pois o Google e outros buscadores priorizam sites que refletem práticas atualizadas de design e conteúdo.
Certifique-se de que o design do site seja responsivo, ou seja, que se adapte bem a dispositivos móveis e desktops.
A interface deve ser fácil de navegar, e os contatos devem ser facilmente acessíveis, incentivando os visitantes a se tornarem clientes.
Veja também como melhorar um site com design, conteúdo e velocidade.
Produza conteúdo em um blog para ajudar seus leads
Produzir conteúdo relevante em um blog é uma técnica fundamental para atrair e nutrir leads.
Artigos de blog que abordam questões e necessidades comuns dos clientes potenciais podem melhorar significativamente a visibilidade online e a autoridade de sua marca.
Por exemplo, se você oferece serviços jurídicos, pode escrever sobre ‘Como escolher o advogado certo para seu caso’ ou ‘Direitos básicos que todos deveriam conhecer’.
Esses conteúdos devem ser otimizados para SEO, utilizando palavras-chave estratégicas, para que os motores de busca possam facilmente encontrar e indexar suas páginas.
Além disso, um blog atualizado demonstra que sua empresa está ativa e comprometida em fornecer valor aos seus clientes, o que pode fortalecer a confiança e encorajar mais interações.
Veja também como fazer a otimização de sites para ranquear no Google.
Tenha páginas de serviços específicas
Para uma estratégia de SEO eficaz na venda de serviços online, é essencial criar páginas específicas para cada serviço oferecido.
Estas páginas devem fornecer descrições detalhadas do serviço, benefícios, e possivelmente estudos de caso ou depoimentos de clientes anteriores.
Essa abordagem ajuda os potenciais clientes a entenderem melhor o que você oferece e também permite que os motores de busca identifiquem e classifiquem cada serviço de forma eficaz.
Cada página deve ser otimizada com palavras-chave específicas do serviço, meta descrições atraentes, e títulos que captam a atenção, além de manter uma estrutura de URL clara e lógica.
Veja 3 formas para postar no Google.
Atualize a sua página do Google meu Negócio
Manter a página do Google Meu Negócio atualizada é vital para qualquer negócio que venda serviços online.
Esta plataforma gratuita permite que você gerencie como sua empresa aparece no Google Search e no Google Maps, e você pode adicionar sua localização, horário de funcionamento, e até fotos dos seus serviços ou escritório.
As atualizações regulares podem ajudar a melhorar a visibilidade local e atrair mais tráfego orgânico.
Incentive seus clientes a deixarem avaliações, e responda prontamente a quaisquer comentários ou perguntas.
As avaliações positivas podem melhorar a credibilidade e atrair mais clientes, enquanto responder às avaliações mostra que você valoriza o feedback e está envolvido com os clientes. Veja como colocar o seu negócio no Google.